movimiento.org | movimento.org

Los contactos de Daniella Forchetti

  • Danza Integrativa Honim
  • María Paula
  • Renata Silva
  • Edu O.
  • Renata Nista Spis
  • ConCuerpos Danza Integrada
  • Galo Teran Chico
  • alejandro govea zappino
  • Red Sudamericana de Danza

Grupos de Daniella Forchetti

Discusiones de | Discussões deDaniella Forchetti

Encontro

Car(re)gando… Cargando fuente

 

Página de Daniella Forchetti

Últimas

Daniella Forchetti ha publicado una discusión

Dança e Inclusão: uma proposta de projeto em arteeducação.

Como contribuição em acessibilidade na dança, meu artigo está disponível publicado na página da SPCD no link do I Simpósio Internacional de Dança. Quem se interessar pode ter mais informações no link abaixo:.…Ver más
30 Ene | Jan
Daniella Forchetti ha publicado un estado
30 Ene | Jan
joy dejó un comentario para Daniella Forchetti
"Olá queridameu nome é Joy, eu tenho o DI de www.movimiento.org, e eu gostaria de ter umbom relacionamento com você, por favor, eu preciso de sua cooperação e assistência,sou teu Alegria. por favor contacte-me…"
15 Abr 2013
Daniella Forchetti ha publicado eventos
28 Nov 2012
Daniella Forchetti ha publicado un vídeo

Oficinas de Outubro Música e Movimento

Trailer sobre o nosso próximo Encontro!
21 Sep | Set 2012
Daniella Forchetti ha publicado eventos
21 Sep | Set 2012
Daniella Forchetti ha publicado un vídeo

Encontrão de Julho 2012 - Trailer Promocional

Trailer Inédito para o Encontrão de Oficinas. Assista e confira!
8 Jul 2012
Daniella Forchetti ha publicado un estado
"Oficina: "Dança Educativa Moderna - Introdução a Laban" dia 16/07 as 8:00 na Casa Santiago. Informações: www.musicaemovimento.com.br"
8 Jul 2012
Daniella Forchetti ha publicado una foto
8 Jul 2012
Daniella Forchetti ha publicado un estado
"Formações e oficinas na área de dança, comunicação e inclusão contato http://www.musicaemovimento.com.br/professionais/daniella-forchetti"
15 Mar 2012
Daniella Forchetti ha publicado un estado
"Meu vídeo-dança Evidência foi compartilhado no site Música e Movimento…"
14 Mar 2012
Daniella Forchetti ha publicado vídeos
14 Mar 2012
Daniella Forchetti ha publicado una discusión

Dança Educativa

Encontro de Oficinas de Educação Musical.Estarei dando uma oficina de Dança Educativa neste encontro, para maiores informações:http://www.musicaemovimento.com.br/Dia 03 de MarçoHorário: 08h às 17h.Ver más
27 Feb | Fev 2012
Daniella Forchetti ha publicado un estado
"Dia 03 de Março estarei dando uma Oficina de Dança Educativa no Encontro de Educação Musical. Informações www.musicaemovimento.com.br"
7 Feb | Fev 2012
Daniella Forchetti ha publicado una foto
7 Feb | Fev 2012
Daniella Forchetti ha publicado un vídeo

Natureza Feminina - Virada Cultural Inclusiva.

Esse projeto faz parte do trabalho desenvolvido no Centro de Referência da Mulher - 25 de Março em parceria com CONPARES. Ocorreu de junho de 2011 à fevereir...
6 Feb | Fev 2012

Perfil

Sitio/website:
http://artedainclusao.bogspot.com/
E-mail:
daniellaarteiros@hotmail.com e daniforchetti@yahoo.com.br
Esta pagina representa:
Individuo, Organizacion|Organização
Si deseas representar a la organizacion, como se llama esta organizacion? | Se deseja representar uma organização, como ela se chama
Projeto Arteiros
Tipo de organizacion (puedes elegir mas de una) | Tipo de organização (pode escolher mais de uma):
Compan(h)ia, Fundacion|Fundação
Estilo de Danza (puedes elegir mas de una) | estilo de dança (pode escolher mais de uma):
Contemporaneo/ danza teatro | Contemporâneo\Dança-teatro, o(u)tros
¿Quieres además ser miembro de la Red Sudamericana de Danza y recibir información sobre sus actividades?
si
Como m(i)embro optas por recibir | receber noticias de
Red Sudamericana de Danza, idanca.net

Dança Inclusiva: um projeto para a vida.

Dança Inclusiva: um projeto para a vida.

Artigo Publicado na Revista Inclusive: Daniella Forchetti

A arte propicia ir além das barreiras arquitetônicas e de comunicação.
Possibilita criar um diálogo entre as pessoas. E como é possível trabalhar a inclusão através da arte? A proposta de dança inclusiva surgiu do crescente movimento mundial que vem ocorrendo em criar programas que valorizem a participação de todos, em especial pessoas com deficiência, tanto em atividades sociais, pedagógicas e culturais.
A dança por si só é geradora de possibilidades expressivas, seja do eu ou de um grupo. A proposta de Dança Inclusiva é proporcionar à todos os participantes igualdade de condições para desenvolver seu potencial e criar formas para que ele se sinta integrado.
A arte possibilita que a pessoa entre em contato consigo mesma, reconhecendo seu potencial e desafios. Procurando manter uma visão otimista da situação, utilizei da palavra desafio no lugar de falta, como motivadora do desenvolvimento da pessoa. Ela não deixa de ser encarada, mas dada as devidas proporções, sendo um facilitador para que a pessoa entre em contato com sua realidade.
Visando contribuir com esse movimento criei o Projeto Arteiros há 10 anos, em fevereiro de 2000, em São Paulo, com o objetivo inicial de trabalhar a expressão corporal com pessoas com múltiplas deficiências e surdocegos. A metodologia era baseada nos estudos de Laban - Dança Educativa Moderna e Van Djck adaptada às pessoas com deficiência. Dessa forma, foi criado um modelo contemporâneo em que a dança inclusiva
valoriza à participação de todos, aprendendo com suas diferenças e
semelhanças.
Atualmente nossos objetivos principais são desenvolver neste trabalho a consciência corporal, criatividade, socialização, comunicação e autonomia de todos os participantes. Os grupos costumam ser mistos, tendo pessoas com e sem deficiência. As formações dos grupos são feitas por habilidades e não por deficiência. Dessa forma, o grupo naturalmente se torna aberto.
A comunicação permeia a todo momento a construção do diálogo entre os participantes, favorecendo o uso de sistemas de comunicação alternativa ou suplementar e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essas formas diferenciadas de comunicação fazem parte de nossa criação coreográfica e de nossas apresentações em grupo, seja pelo uso dos sinais, objetos referenciais ou figuras do PCS ou COMPIC (figuras pictográficas e ideográficas).
Como forma de contribuir para a exploração do movimento e descoberta de si e da existência do mundo procurei utilizar da Dança Moderna Educativa, como base do trabalho. Essa “nova técnica de dança estimula o domínio do movimento em todos os aspectos corporais e mentais, ampliando-se na dança moderna como uma nova forma de dança cênica e social”(Laban, pg.16). Nas escolas o uso dessa técnica é variado: possibilita a expressão, a retomada da consciência do seus movimentos, preserva a espontaneidade dos movimentos, colabora na expressão criativa e cultiva a capacidade de fazer parte de danças coletivas.
Já para o psicólogo Van Djck as crianças com múltiplas deficiências e surdacegas têm dificuldade em distinguir a si mesma, sendo os outros prolongamentos do seu próprio corpo. Por isso, a separação do eu e do outro é essencial para o desenvolvimento de sua representação e simbolização, imprescindíveis para aquisição e desenvolvimento de sua linguagem. Essa criança com deficiência descobre que seu corpo é um veículo com o qual poderá explorar o mundo através do movimento e da interação com o adulto.
Atualmente, após um curso para formação de professores em Danceabillity com Alito Alessa e em Danzaterapia com Maria Fux, foi possível aperfeiçoar meu trabalho de contato e improvisação e desenvolver uma nova possibilidade de criação em dança contemporânea.
Na minha experiência com Danças Circulares Sagradas foi possível desenvolver a socialização, já que ela busca retomar antigas formas de expressão de diferentes povos e culturas, buscando uma forma mais orgânica de expressar os sentimentos.
Também realizo um trabalho específico para mulheres através da dança do ventre e danças orientais. Desenvolvemos a auto-estima e o auto-cuidado das participantes, valorizando seu corpo, visando sua saúde global e interação em grupo. A dança se integra aos elementos da natureza e ela passa a se sentir parte dela.
Este programa já foi implementado em 9 instituições que desenvolvem
atendimento às pessoas com deficiência. Participaram do projeto mais de
200 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, 70% tinham algum tipo de
deficiência. Atualmente ele está sendo realizado na Estação Especial da Lapa. Atualmente estão participando 90 pessoas, de 15 à 75 anos, 70% possuem alguma deficiência ou dores crônicas. Todos os trabalhos são oferecidos gratuitamente para os participantes.
Esse trabalho antes de mais nada visa resgatar a qualidade de vida dos participantes, desenvolvendo valores como respeito e cooperação fundamentais para que haja um bom diálogo e compreensão entre as pessoas. Com esse projeto foi possível observar o resgate da auto-estima; a valorização dos participantes junto a seus familiares, possibilitando enxergar o potencial desses indivíduos. E, vivenciar em grupo experiências que valorizam o diálogo/socialização dos participantes através de comunicações alternativas;

BIBLIOGRAFIA

FORCHETTI, D. A HISTÓRIA DE IAGO: o menino guerreiro no mundo da comunicação alternativa, PUC/SP, 2000.
______________ Fonoaudiologia e Liguagem Oral: práticas do diálogo. A prática fonoaudiológica na Surdocegueira e na Múltipla Deficiência Sensorial. Revinter, Rio de Janeiro, 2006.


FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros Escritos. Considerações em torno do ato de estudar. Paz e Terra, São Paulo, 1987.


LABAN,R. Dança Educativa Moderna (edição traduzida e ampliada por Lisa Ullmann) Ícone editora, São Paulo, 1990.



MOMMENSOHN,M. & PETRELLA,P. Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. Summus Editora, São Paulo, 2006.


VAN DJCK,J. Movimento e Comunicação com crianças rubéolicas. Conferência pronunciada na Reunião Geral Anual - ONCE, Espanha, Maio, 1968 ( Mímeo: Tradução Dalva Rosa).

(L)as fotos de Daniella Forchetti

Car(re)gando…
  • Incluir fotos
  • Ver todos

Vídeos de Daniella Forchetti

  • Incluir vídeo
  • Ver todos

Blog de Daniella Forchetti

Feminine Nature

Publicado el enero 7, 2012 a las 8:50am

Feminine Nature - Presentation in Congress International Dance Council - CID/ Greece



Para a apresentação em Didimoteicho / Grécia, propus criar um solo que dialoga com um vídeo-dança feito especialmente para a Conferência do Conselho Internacional de Dança - CID. "Natureza feminina" é uma performance que eu desenvolvi os temas: corpo feminino, suas estruturas e expressões.

Os participantes do vídeo-dança são mulheres com idade entre 20 à 80 anos, com e sem deficiência, que procurou na dança uma forma de buscar cuidar e expressar com seu corpo.…

Continuar

Publicado el enero 7, 2012 a las 8:30am

Entrevista Jornal Gazeta

 Hoje dia 03 de dezembro às 19h faremos uma participação especial no Jornal da Gazeta/ São Paulo, pela nossa participação no evento da Virada Inclusiva/ Praça da Luz com a apresentação de dança de nosso grupo DiDanDa.…

Continuar

Publicado el diciembre 3, 2011 a las 4:50pm

Inclusão em Ação!

Worshop de formação de educadores e voluntários do Programa Vivendo Valores na Educação - IVV  O tema foi inclusão escolar e como a arte pode…

Continuar

Publicado el octubre 29, 2011 a las 4:47pm

XV DbI World Conference

A XV Conferência Mundial de Surdocegueira - Inclusão: uma vida de oportunidades,  acontecerá aqui em São Paulo no final do mês de setembro. Pela primeira vez esse evento é organizado no Brasil, ele ocorre de quatro em quatro anos. É um privilégio realizar um evento desse porte internacional reconhecido mundialmente. Teremos pessoas apresentando posters, worshops e palestras de todos os lugares. Fui convidada para dançar no encerramento do evento com algumas alunas, que inclusive…

Continuar

Publicado el septiembre 25, 2011 a las 6:12pm

Comentario (10 comentarios)

Necesitas ser un miembro de movimiento.org | movimento.org para añadir comentarios! | É preciso ser membro de para incluir comentários

Participar en movimiento.org | movimento.org

A las 6:46am del abril 15, 2013, joy dijo...

Olá querida
meu nome é Joy, eu tenho o DI de www.movimiento.org, e eu gostaria de ter um
bom relacionamento com você, por favor, eu preciso de sua cooperação e assistência,
sou teu Alegria. por favor contacte-me com o meu e-mail ok, para que eu vou lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar as minhas fotos. aqui é o meu endereço de e-mail muito obrigado.
(Joywarreachel@yahoo.com)
---------------------------------------------------
Hello dear
my name is Joy, i got your DI from  www.movimiento.org, and i will like to have a
good relationship with you, please i need your cooperation and assistance,
am yours Joy. please contact me with my email ok, so that i will tell you more about my self and send you my pictures. here is my email address thanks so much.
( joywarreachel@yahoo.com )

A las 11:40am del agosto 2, 2010, movimento dijo...
Oi Daniella,

destacamos seu evento na página principal do movimento.org, assim mais gente poderá vê-lo. Continue postando eventos, vídeos e fotos. O espaço aqui é de vocês!

Um abraço,
equipe do movimento.org
A las 11:48am del junio 5, 2010, Edu O. dijo...
Oi Daniela, tudo bem?

Estamos começando a divulgação do 1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso? que realizaremos em Salvador de 08 a 12 de Setembro. As inscrições estarão abertas a partir de 01 de Julho e as informações estão disponíveis no blog http://encontrodedancainclusiva.blogspot.com

Visite-nos, dê sugestões e espero poder contar com a tua participação no evento, contribuindo com as discussões sobre acessibilidade.

Ajude-nos na divulgação também, por favor.

Um abraço

Edu O.
A las 11:46am del mayo 4, 2010, Edu O. dijo...
Estamos definindo estes detalhes para as inscrições que começarão em Julho. Vou atualizando as informações a medida que formos ajustando o projeto. Te aviso assim que definirmos.
A las 10:31am del mayo 4, 2010, Edu O. dijo...
Voltando para falar sobre as mesas de debate. Serão 3 dias de debatesabordando: 1º mesa: Dança Inclusiva. O que é isso? (histórico, mapeamento e processos criativos da Dança Inclusiva), 2º mesa: A formação do artista com deficiência (como se dá a formação, se ela existe de fato, técnicas e a questão da autonomia do artista com deficiência), 3ºmesa: A mídia, as políticas públicas e a produção inclusiva. Teremos ainda apresentações artísticas, oficinas e um curso de audiodescrição, além de cirandões que servirão como avaliação do encontro e aberto a pessoas que queiram apresentar trabalhos.
A las 10:18am del mayo 4, 2010, Edu O. dijo...
Oi Daniella, obrigado pela resposta. O Encontro acontecerá aqui em Salvador, de 08 a 12 de Setembro. Já estão confirmados: Cia Gira Dança (Natal), Pulsar Cia de Dança (Rio de Janeiro), Angel Vianna, Helena Katz, Neca Zarvos (Danceability), Paulo Braz(FILO) e pesquisadors, professores e grupos daqui da Bahia. Vamos mantendo contato que vou atualizando as coisas. abraço
A las 11:40am del mayo 3, 2010, Edu O. dijo...
Oi Daniella, entrei na tua comunidade do orkut. Gostaria de saber mais sobre teu trabalho também. Estaremos promovendo de 08 a 12 de Setembro o 1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso? aqui em Salvador. Se vc tiver interesse em participar, podemos tricar emails e eu informo com mais detalhes. Ainda não arimos a sinscrições, mas vc já pode ir se organizando, montando um grupo, sei lá. Estive em Março dançando na 3º Mostra Lugar Nômade da Cia Corpos Nômades aí de SP. Que pena não termos entrado em contato antes, pq assim poderíamos conversar pessoalmente. um abraço
A las 9:17pm del diciembre 7, 2009, Renata Silva dijo...
que legal, que conhece esta cidade realmente ela é linda, mas também é muito dificil fazer arte aqui, viver dela mem se fala.
sou professora de educação física , vivo disso , a dança me completa enquanto pessoa, enquanto necessidade do corpo poder ou tentar comunicar-se, seja esta linguagem verbal ou não verbal , mas quanto poder vim aqui a casa esta aberta para dançarinos.
A las 8:54pm del diciembre 7, 2009, Renata Silva dijo...
olá daniella estou tentanto falar com vc pelo chat, on line
A las 10:50am del diciembre 7, 2009, movimento dijo...
Olá Daniella,

muito importante a questão abordada em seu texto. Você já viu que existe um grupo chamado 'Danza Integrada' aqui no movimento.org. Você pode fazer parte dele, basta clicar no ícone "Participar' dentro do grupo no alto à direita.

Você também pode dar início a um fórum de discussão, se quiser! Aproveite este espaço, ele foi criado para a troca de informações!

Um abraço,
equipe de movimento.org
 
 
 

IETM: International Network for Contemporary Performing Arts

Fotos

  • Incluir fotos
  • Ver todos

movimiento.org | movimento.org Insignia | Badge

Car(re)gando…

© 2014   Creado por Red Sudamericana de Danza.

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio